quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Andropausa, quando cai a testosterona

Se você é homem e já passou dos 50 anos, percebe que tem estado mais cansado do que o normal, com menos vontade de fazer sexo e com alto grau de irritação, está na hora de procurar um médico e verificar a hipótese de estar na andropausa, a versão masculina da menopausa, que é provocada pela queda dos níveis de testosterona no organismo.

Uma pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) publicada pela Agência Brasil, constatou que 51% de cinco mil homens nunca fizeram exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue. Além disso, apenas 37% souberam o que é a andropausa.
A testosterona é o hormônio responsável por características específicas do sexo masculino, como a capacidade de reprodução, a musculatura, a voz grossa, os pelos e a barba, por exemplo. A redução de seus níveis no organismo começa por volta dos 40 anos, com queda de cerca de 1,2% ao ano. A andropausa afeta cerca de 25% dos homens.
Embora seja natural, o declínio das taxas, alguns fatores estão associados à queda da testosterona, entre eles o consumo de alimentos gordurosos e de carne, o tabagismo, a ingestão de álcool, o sedentarismo, a depressão e o estresse.

Outros sintomas são problemas de memória, diminuição da massa muscular, o aumento da gordura corporal, a diminuição do volume testicular e a dificuldade de concentração.
Existem tratamentos que envolvem a reposição hormonal, que devem ser avaliados caso a caso pelo médico de confiança e ministrado sob acompanhamento regular, uma vez que doses inadequadas podem resultar em efeitos colaterais, como doenças cardiovasculares, apneia do sono, hipertensão e doenças na próstata.

A prevenção e o tratamento seguem recomendações que são válidas para a saúde em geral, como a prática de exercícios aeróbicos, alimentação balanceada, com pouca gordura e carboidratos e manter uma vida sexual ativa.
- See more at: http://jblog.jb.com.br/asuasaude/2013/10/08/andropausa-quando-cai-a-testosterona/#sthash.WhcViPkg.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário